Cultura e Direito- Trabalho Prático
Tema: Editoras: Políticas de Publicação e a sua importância para o panorama cultural
Objectivo: Apresentar e desenvolver um trabalho sobre a realidade das editoras para a promoção da cultura (em sentido menos amplo), assim como os efeitos das políticas das mesmas para o panorama literário e cultural em Portugal, assim como as alternativas modernas aos métodos de publicação literária tradicionais, reflexão sobre o papel do Estado face a estas situações.
Apresentar uma posição sobre as várias problemáticas apresentadas de forma a gerar discussão posterior à apresentação.
Duração: 20 Minutos
Questões Apresentadas:
1.- Definição de Editora e breve explicação do seu papel no mundo cultural.
A relação entre Autor e Editor.
“Vanity Publishing”: Apoio ou Fraude a novos autores?
2.- A Realidade Portuguesa: A importância das Editoras no mundo da literatura.
Editoras responsáveis ou vítimas pelo panorama literário e os hábitos de leituras dos portugueses?
Editoras como entrave à divulgação de nova literatura nacional?
O aparecimento de novas soluções: Self-Publishing; Digital Publishing.
3.- O que deve prevalecer? Dever económico ou cultural? A viabilidade financeira a custo de mercados menores. Até onde vão os deveres culturais das Editoras?
Apologia do comércio e lucro em oposição ao desenvolvimento cultural.
Legislação Portuguesa como fundamento das políticas de publicação usadas pelas editoras.
Monopólio das Editoras no mundo Editorial?
4.- Papel do Estado: Necessária a Intervenção no Mercado? Com que Profundidade e que Limites?
O equílibrio de mercados através do apoio Estadual. Os deveres jurídicos do Estado na Cultura.
Pedro Pereira
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