terça-feira, 13 de outubro de 2009

Trabalho Prático: 15/10- Políticas Editoriais e Importância Para O Panorama Cultural- Esquema de Apresentação

Cultura e Direito- Trabalho Prático





Tema: Editoras: Políticas de Publicação e a sua importância para o panorama cultural


Objectivo: Apresentar e desenvolver um trabalho sobre a realidade das editoras para a promoção da cultura (em sentido menos amplo), assim como os efeitos das políticas das mesmas para o panorama literário e cultural em Portugal, assim como as alternativas modernas aos métodos de publicação literária tradicionais, reflexão sobre o papel do Estado face a estas situações.

Apresentar uma posição sobre as várias problemáticas apresentadas de forma a gerar discussão posterior à apresentação.

Duração: 20 Minutos

Questões Apresentadas:


1.- Definição de Editora e breve explicação do seu papel no mundo cultural.
A relação entre Autor e Editor.
“Vanity Publishing”: Apoio ou Fraude a novos autores?

2.- A Realidade Portuguesa: A importância das Editoras no mundo da literatura.
Editoras responsáveis ou vítimas pelo panorama literário e os hábitos de leituras dos portugueses?

Editoras como entrave à divulgação de nova literatura nacional?
O aparecimento de novas soluções: Self-Publishing; Digital Publishing.

3.- O que deve prevalecer? Dever económico ou cultural? A viabilidade financeira a custo de mercados menores. Até onde vão os deveres culturais das Editoras?
Apologia do comércio e lucro em oposição ao desenvolvimento cultural.
Legislação Portuguesa como fundamento das políticas de publicação usadas pelas editoras.
Monopólio das Editoras no mundo Editorial?

4.- Papel do Estado: Necessária a Intervenção no Mercado? Com que Profundidade e que Limites?
O equílibrio de mercados através do apoio Estadual. Os deveres jurídicos do Estado na Cultura.


Pedro Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário